F A Q

Duração das Consultas

Com excepção da primeira consulta, habitualmente mais longa, as restantes sessões têm sensivelmente a duração de 45 a 50 minutos.

Frequência das Sessões de Psicoterapia

A frequência das sessões é acordada, após o período de observação e avaliação, no respeito que as necessidades de intervenção em cada situação exige face aos objectivos do tratamento.

Geralmente, a frequência das sessões de uma psicoterapia psicanalítica pode variar entre  uma a três vezes por semana.

Uma psicanálise decorrerá com a frequência mínima de três sessões semanais.

Quando o pedido é para uma Criança

A primeira consulta é exclusivamente realizada com os pais ou outras figuras substitutas que cumpram essas funções e estejam legalmente reconhecidas para o efeito.

A observação da criança ocorre após uma ou mais entrevistas com os pais e com o consentimento de ambos os cuidadores da criança.

Quando o pedido é para um(a) Adolescente

Nem sempre o pedido provém do(a) próprio adolescente. Quanto mais novo é o adolescente, mais frequente é o pedido de ajuda realizado pelos pais. No entanto, a disponibilidade ou vontade do(a) jovem para vir à consulta terá de estar assegurada.

Quando tal não é possível, promove-se o apoio aos pais, com vista a uma melhor compreensão da situação, adequando comportamentos, atitudes e comunicações no contexto familiar, facilitadoras de mudança, ou do pedido de ajuda por parte do adolescente.

No caso dos adolescentes com idade igual ou superior a 14 anos, e quando o pedido é feito pelo(a) adolescente, a marcação e a primeira consulta serão realizadas directamente com o/a jovem. Os pais poderão, posteriormente, ter uma consulta com o psicólogo, se assim o desejarem e o jovem estiver de acordo.

Ao longo do processo, o jovem será sempre informado de quaisquer contactos entre os pais e o psicólogo e estes ocorrerão apenas com o seu consentimento. Quando tal não é possível, recorre-se a um segundo psicólogo da equipa que faz a articulação e apoia os pais.